Grupo foi indicado como Melhor Grupo Instrumental para o Prêmio da Música Brasileira
Angra dos Reis – O PianOrquestra, que foi indicado como melhor grupo instrumental ao Prêmio da Música Brasileira deste ano, encerra na quinta-feira (2), às 19h, no Teatro Municipal de Angra, a turnê Eletrobrás/Furnas de lançamento do álbum ‘CollectivA’. O evento é aberto ao público e tem entrada franca.
Com materiais inusitados, como luvas, linha de pesca, bola de gude, baqueta, palheta, peças de metal, madeira e tecido, o PianOrquestra explora novos timbres e efeitos sonoros diferenciados para potencializar o piano, transformando o instrumento em sua própria orquestra de sons.
Com originalidade, o grupo é integrado por dez mãos e um piano, sendo quatro pianistas e uma percussionista. A formação conta, além do multiartista Claudio Daueslberg, com Verônica Fernandes, Nathália Martins, Matheus Kern e Mako Tanaka. Desde 2003, as 10 mãos e 1 piano se apresentam em importantes palcos nacionais e internacionais.
O álbum ‘CollectivA’ traz reflexões e propostas na divisão do espaço do teclado, explorando as diferentes sonoridades do piano. O repertório do show explora obras icônicas da literatura do piano brasileiro, incluindo compositores das primeira e segunda gerações nacionalistas (Villa-Lobos e Santoro), evoluindo com Pixinguinha, Hermeto e Egberto, pilares da música instrumental brasileira, além de contemporâneos como Amaral Vieira e um novo arranjo para uma composição autoral (Ciranda).
Claudio Dauelsberg, criador e diretor artístico do PianOrquestra, é também, pianista, arranjador, compositor e produtor, já gravou 7 CDs, 2 DVDs, inúmeros singles e se apresentou ao lado de Plácido Domingo, Bob Mintzer, Bireli Lagrene, Toots Thielemans, Chick Corea, Hermeto Pascoal, João Bosco, Yamandu Costa, entre outros. Recebeu no início de junho o Prêmio Profissionais da Música como Melhor Artista Intérprete Área Sudeste e Professor Universitário em Práticas Interpretativas/Performance.
A Turnê PianOrquestra CollectivA é apresentada pelo Ministério da Cultura e Eletrobras Furnas, produção Dellarte e corealização da Gaia, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Fonte: Diário do Vale
0 comentários